quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Giramundo

O mais gostoso desse trabalho é a união das pessoas, quando se junta a mãe a tia e a filha pra darem risadas, furarem os dedos, cortar papel, cortar paninho errado.. 


mas a diversão é o que mais importa..


Trabalhar com o que se gosta é um lazer..


pra fazer esse Giramundo.. foi só alegria..


imagina quantas risadas esse Giramundo carrega..


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Labirinto de crochê - Concurso CIRCULO

Para participar do concurso da CIRCULO, aproveitei uma ideia que eu tive já a alguns meses, mas ainda não tinha tido coragem de fazer. Apesar de já ter começado a fazer a redinha em barbante cru, o restante ainda estava só na ideia.


Foi quando recebi um e-mail da CIRCULO a respeito do concurso, e resolvi refazer o desenho no papel, e passar para o lindo crochê labirinto


depois de muitas tentativas e erros, resolvi riscar na redinha com canetinha o contorno das borboletas que eu queria fazer.. e bora trabalhar..


Fazendo com muita atenção pra não errar mais e não ter que desmanchar mais uma vez, fui construindo com detalhes cada ponto e imaginando como ficaria o trabalho pronto..


Sem muita demora, os pontos foram sendo feitos e em seu conjunto, formando as imagens desejadas.. mas a ansiedade fez com que eu trabalhasse mais rápido do que o normal..


E sempre com o rascunho do lado, continuei o trabalho, sem querer parar, nem para comer.. mas mesmo sem querer, era preciso, comer e dormir.. eita ansiedade que me judia..


E depois de quatro longos dias exaustivos, mas satisfatórios, o tapete de quase 1kg de Barroco, estava pronto e a foto já enviada para o concurso.. 


E no e-mail mandei: 

"Olá amigos da CIRCULO, 

assim que me foi enviado o e-mail do concurso, logo me interessei, e comecei a fazer um tapete que a tempos eu já havia bolado, mas estava sem ânimo pra fazer. Fiquei dias tentando fazer essa borboleta em labirinto, e acabei por fazer uma no BARROCO na cor 9520, adorei, logo fiz desenhos para fazer um tapete, e entre rabiscos e borrões acabei por criar este tapete de borboletas e flores em labirinto, usando apenas barbante da círculo, o APOLO cru 4/6 para fazer a redinha, mas a embalagem não sei onde foi parar, e 10 cores do BARROCO, entre novelos fechados e restinhos de outros trabalhos para dar o acabamento perfeito. Minha empolgação foi tanta, que fiz o tapete em apenas três dias.

Entre as cores, anotei todas elas: amarelo (9368), marrom (9360 e 9687), preto (9016), azul (9715), verde (9392), rosa (9427), laranja (9157), vermelho (9202), roxo (9520).
Espero que gostem do meu trabalho, estou ansiosa pelo resultado."



Agora é torcer e esperar..



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Toalhinhas de crochê

Essas toalhinhas e beirinhas de prateleiras já tem uns 11 anos que fiz, e eu tinha até esquecido delas, só quando fui visitar a prima do meu pai, para quem eu fiz esse trabalho, que me lembrei..


São todas feitas todas em linha ANNE, mas nem me lembro quantos novelos eu usei..


Feito em rosetas, com emendas na ultima carreira, e acabamento de um bico bem simples, toda s volta..


e tem toalhinha para todos os móveis..


E as fotos foram tiradas todas do jeitinho que estavam na casa da prima Matilde..


tem modelo para usar em móvel de canto..


E bem de pertinho pra mostrar os detalhes, e dá pra copiar a roseta..


o interessante é que fica uma florzinha oca no meio da emenda..


e mesmo depois de tantos anos ainda parece nova, mas também conta os cuidados da Matilde..


E do jeitinho que ela gosta de deixar na casa dela, tudo bem bonito..


e o mais legal que achei, bem cara de sítio..
baleiros e mobília antiga..


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Poncho de crochê tunisiano

Crochê tunisiano não é um ponto difícil de fazer, mas é um ponto complicado para manter a quantidade


Com 45 pontos na agulha, e contar cada carreira, porque sem contar sempre acaba comento um ponto em cada carreira, e acaba ficando errado ou em torto..


mas esse trabalho foi feito duas carreiras de tunisiano, e duas carreiras de ponto baixo..


e enche a agulha, puxando os pontos


e faz os pontos esvaziando a agulha


e depois de pronto 1,5 m de comprimento, é só emendar..


como ele fica só com uma ponta, pode ser usado de três maneiras diferentes..


Musa de vermelho


Essa estatua tem 20cm de altura..
pintada com tinta de tecido, e uma camada de verniz, deu um efeito bem diferente..

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cadeiras reformadas

Não é muito difícil quando se tem uma cadeira velha e se quer reformá-la
mesmo que a intenção seja deixá-la envelhecida


Nessa cadeira, primeiro lixa-se, depois passa pelo menos duas mãos de tinta branca, depois passar uma mão de patina e depois de seco estriar a pintura com uma lixa, sempre no mesmo sentido


domingo, 2 de setembro de 2012

Bata de crochê

Essa é uma bata que fiz com linha ANNE brilho na cor preta, dá um certo trabalho, pois é feito 73 rosetas e montadas na ultima carreira, sempre ligando na ultima carreira da roseta ao lado.


no acabamento, por várias vezes se faz e desmancha, e refaz até encontrar o número certo de pontos para não ficar folgado e nem repuxado, dando um acabamento a altura do restante do trabalho.


E a arte de fazer cada pecinha sem errar nenhum ponto, fazendo com que fique tudo perfeito, sem erros na montagem das rosetas, nem erro nos detalhes.


Modificando no acabamento da barra, mas tentando manter o padrão do acabamento da gola, por que a diferença entre eles, é que a gola tem que ficar com os pontos para dentro do trabalho, e as barras, tanto de baixo como das mangas ficam para fora, não podendo ficar apertado, portanto, outra adaptação.


até que tudo fique certinho, inclusive a hora de esconder todas as pontinhas de linha, pois cada roseta tem uma, e haja trabalho de esconder, e não correr o risco de cortar a ponta muito curta e desmanchar a bata


Só para curiosidade, essa bata está passeando por Foz do Iguaçu, com a Laila, dona do "Laila Atelier", e mãe do meu noivo. Bela escolha ela fez.